“Nossa produção é motivo de orgulho”, destaca Caiado durante AgroForum, em São Paulo

Realizado anualmente, evento reúne grandes nomes do agronegócio brasileiro, além de representantes governamentais em debate sobre o potencia...

Realizado anualmente, evento reúne grandes nomes do agronegócio brasileiro, além de representantes governamentais em debate sobre o potencial do setor

Foto: Marcelo Pedroso.

O governador Ronaldo Caiado destacou a pujança do agronegócio brasileiro ao participar da 4ª edição do AgroForum, em São Paulo, nesta quinta-feira (17/08). O chefe do Executivo goiano também pontuou avanços em segurança pública no campo e defendeu o direito de propriedade. Com o tema "A ascensão do agronegócio brasileiro: investimento, inovação e impacto global", o evento, realizado pelo banco BTG Pactual, reuniu grandes nomes do mercado, além de representantes governamentais para discutir desafios e oportunidades do setor.

Acompanhado dos governadores Mauro Mendes, do Mato Grosso; e Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Caiado foi um dos convidados do painel 'Brasil: Potência do Agronegócio'.  O governador de Goiás frisou o salto da agricultura brasileira, que saiu de 60 toneladas para 317 milhões de toneladas anualmente. ""Nossa produção é motivo de orgulho. É um setor merece nossa homenagem", afirmou.

Caiado explicou que todo o avanço no campo, seja no cultivo de soja, carnes, café, açúcar, frutas e outros produtos, ocorre com o uso massivo da tecnologia, pesquisa e respeito ao meio ambiente. "Precisando mostrar para o mundo que temos conhecimento, que investimos nisso. Ninguém tem a mesma produtividade por hectare. A agricultura hoje é 5G, tecnificada, tem drone, robô, tecnologia de plantio, plantadeiras com máximo de capacidade para fazer a mensuração da acidez e da quantidade de adubo", exemplificou.

A força da cadeia produtiva brasileira também foi enaltecida pelo governador do Mato Grosso. "Temos setores competitivos no país, que exportam, mas nenhum com a dimensão e a importância do agro. É uma atividade desenvolvida em todo Brasil. É a mais longa e mais ampla cadeia da economia brasileira", destacou Mauro Mendes.

Tarcísio de Freitas enfatizou que não se pode permitir narrativas que demonizam o agronegócio. Segundo ele, o bom momento que o setor vive agora é resultado de muito trabalho e sacrifício de várias famílias. "Temos que preservar as nossas conquistas e não permitir a imposição de sanções para aquilo que é produzido aqui com muita tecnologia e muita sustentabilidade", afirmou o governador de São Paulo.

Segurança
A segurança no campo também foi ressaltada por Caiado durante o evento. Ele apontou os avanços na segurança pública do Estado com o trabalho integrado de todas as forças. "Temos uma estrutura extremamente eficiente. As propriedades rurais são monitoradas numa sala de controle pelo Batalhão Rural", destacou o governador, que reforçou que em Goiás não se discute invasão de terra. "É inadmissível. Era deputado federal quando fizemos a normatização do direito de propriedade da terra produtiva. O cidadão não pode invadir uma propriedade. Quem faz isso está afrontando a lei, tem que ter o peso dela, que coíbe toda e qualquer invasão", salientou.

Números
De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no início deste mês, a estimativa da produção nacional de grãos na safra 2022/23 é de 320,1 milhões de toneladas, um incremento de 17,4%, que representa um volume de 47,4 milhões de toneladas a mais do que o volume colhido no ciclo passado.

Na divisão entre as regiões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Centro-Oeste tem praticamente metade da produção nacional de grãos (49,7%), seguido pelo Sul, com mais de um quarto (26,9%), Sudeste (9,5%), Nordeste (8,8%) e Norte (5,1%).

Dados da Conab estimam ainda que as lavouras goianas devem produzir na safra 2022/23, cerca de 32,1 toneladas. Uma vez confirmado, o novo resultado representará um aumento de 11,2 % em relação ao volume colhido na safra anterior.

COMENTAR

Nome

#CLDF,4,#Danieldecastro,3,#DER,1,#FauziNacfur,1,#GDF,1,#GustavoAmaral,1,#JulioCesar,1,#PRF,1,#Rogeriomorrodacruz,1,#Secti-DF,1,#Segurança,1,#SEL-DF,1,Over,1,Portal do ACRE,150,Roosevelt,1,
ltr
item
Portal do ACRE: “Nossa produção é motivo de orgulho”, destaca Caiado durante AgroForum, em São Paulo
“Nossa produção é motivo de orgulho”, destaca Caiado durante AgroForum, em São Paulo
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEixLo1ziBq-UL1xxiT04cgKsQyIKn7eOkSMP86ajoPIMwQK45FLpmX_opUSwWoVhUN1XrOOtrzbTTEJEh0JKk_40YUfFhbH61uiKtAVgOGY7hHnrLtsrUDqmk8xLpSbxcKQM6wuFKaXSGPqyAnGnhtOWGml6o41MJBcQkcspxgtPeTjhWspYdH08dwtBtk=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEixLo1ziBq-UL1xxiT04cgKsQyIKn7eOkSMP86ajoPIMwQK45FLpmX_opUSwWoVhUN1XrOOtrzbTTEJEh0JKk_40YUfFhbH61uiKtAVgOGY7hHnrLtsrUDqmk8xLpSbxcKQM6wuFKaXSGPqyAnGnhtOWGml6o41MJBcQkcspxgtPeTjhWspYdH08dwtBtk=s72-c
Portal do ACRE
https://www.portaldoacre.com.br/2023/08/nossa-producao-e-motivo-de-orgulho.html
https://www.portaldoacre.com.br/
https://www.portaldoacre.com.br/
https://www.portaldoacre.com.br/2023/08/nossa-producao-e-motivo-de-orgulho.html
true
3963683832330121748
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário