Combate à Dengue nos Condomínios: uma responsabilidade coletiva

Em meio ao cenário preocupante do aumento dos casos de dengue no Brasil, o Ministério da Saúde tem intensificado as ações de combate ao Aede...

Em meio ao cenário preocupante do aumento dos casos de dengue no Brasil, o Ministério da Saúde tem intensificado as ações de combate ao Aedes Aegypti desde 2023. Com a previsão de um crescimento no número de casos este ano, é crucial voltarmos nossa atenção para um ambiente frequentemente negligenciado no combate à dengue: os condomínios

por Paulo Melo



A presença do mosquito da dengue em condomínios residenciais é uma realidade que não pode ser ignorada. É um erro comum pensar que este problema está restrito apenas a áreas menos urbanizadas ou com saneamento precário. Na verdade, o mosquito não conhece fronteiras socioeconômicas, tornando os condomínios também vulneráveis. Por isso, a união de esforços entre síndicos, subsíndicos, conselheiros fiscais, trabalhadores dos condomínios e, principalmente, os moradores, torna-se fundamental.

Os sintomas da dengue, como febre, dor no corpo e nas articulações, são um alerta para a gravidade da doença, que pode evoluir para formas mais severas e até fatais. Dessa forma, a prevenção contra o mosquito da dengue é essencial, considerando a doença uma ameaça à saúde coletiva.

Estratégias de Prevenção no Condomínio

A prevenção é a única arma eficaz contra o mosquito, e isso implica a eliminação dos possíveis criadouros. Algumas ações essenciais incluem:

Observação de Acúmulos de Água: É crucial limpar as calhas regularmente e verificar poças de água da chuva. Áreas com acúmulo de água são ambientes ideais para a procriação do Aedes aegypti.

Dedetização: Em caso de sinais do mosquito, é recomendável a contratação de serviços de dedetização e a solicitação de inspeção da prefeitura para garantir que o local está livre de focos.

Manutenção de Caixas e Reservatórios de Água: Deve-se assegurar que esses locais estejam sempre limpos, tampados e, se possível, protegidos com telas.

Verificação do Fosso do Elevador e da Piscina: Estes são locais propícios para a proliferação do mosquito e devem ser verificados e limpos regularmente.

Conscientização dos Condôminos: Informar os moradores sobre os riscos e medidas de prevenção é vital. A comunicação pode ser feita por meio de cartazes, informativos e até durante as assembleias do condomínio.

Atenção a Pontos Críticos nas Unidades Residenciais: Vasos de plantas, vasos sanitários pouco utilizados, bandejas de ar-condicionado, geladeiras, filtros d'água, trilhos do box do banheiro, ralos e lixeiras são locais que merecem atenção especial.

Combater a dengue nos condomínios brasileiros é uma responsabilidade de todos. Cada membro da comunidade condominial tem um papel crucial neste combate, e a colaboração coletiva é a chave para um ambiente mais seguro e saudável. Não podemos subestimar a importância de cada ação preventiva contra o Aedes aegypti, pois o bem-estar de todos está em jogo. Vamos juntos fortalecer essa luta contra a dengue nos nossos lares e comunidades.


*Paulo Melo é Especialista em Condomínios, Administrador, Jornalista e está Síndico em 5 Condomínios, ex-presidente da Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios – ABRASSP e está presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos - INCC.

COMENTAR

Nome

#CLDF,4,#Danieldecastro,3,#DER,1,#FauziNacfur,1,#GDF,1,#GustavoAmaral,1,#JulioCesar,1,#PRF,1,#Rogeriomorrodacruz,1,#Secti-DF,1,#Segurança,1,#SEL-DF,1,Over,1,Portal do ACRE,150,Roosevelt,1,
ltr
item
Portal do ACRE: Combate à Dengue nos Condomínios: uma responsabilidade coletiva
Combate à Dengue nos Condomínios: uma responsabilidade coletiva
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg6RZkQENKQAB5WAl14huinbiUKYNUPINkaNQl6Bq_b-7P-1brc6eJMUy9p_EwmKROaQE2mdi_xiyYy11MOIzL0hqkRG_EMlAjFabhuOFHNI6OPzcNNDXGeB7Br6C7iFZn6V4MTH0bWl1N1aJsrr4m1uHB8MBCEUItoZ2CHbnHT-60MKnCJMCAYJTRh1_I=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEg6RZkQENKQAB5WAl14huinbiUKYNUPINkaNQl6Bq_b-7P-1brc6eJMUy9p_EwmKROaQE2mdi_xiyYy11MOIzL0hqkRG_EMlAjFabhuOFHNI6OPzcNNDXGeB7Br6C7iFZn6V4MTH0bWl1N1aJsrr4m1uHB8MBCEUItoZ2CHbnHT-60MKnCJMCAYJTRh1_I=s72-c
Portal do ACRE
https://www.portaldoacre.com.br/2024/01/combate-dengue-nos-condominios-uma.html
https://www.portaldoacre.com.br/
https://www.portaldoacre.com.br/
https://www.portaldoacre.com.br/2024/01/combate-dengue-nos-condominios-uma.html
true
3963683832330121748
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário