IEL Goiás lança novo posicionamento estratégico em 2024

A noite de 22 de maio de 2024 se tornou um marco oficial na história de mais de meio século do Instituto Euvaldo ...



A noite de 22 de maio de 2024 se tornou um marco oficial na história de mais de meio século do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Goiás). O jovem senhor uniu a experiência de 54 anos no mercado, com tecnologia e Inovação para lançar seu Reposicionamento Estratégico que o coloca como a Casa da Gestão no Sistema S.

Na noite de quarta-feira, 22 de maio, o IEL Goiás apresentou aos seus clientes, aos parceiros e à comunidade goiana seu novo posicionamento estratégico, que há cerca de 18 meses vem sendo implantado no Instituto. O evento de lançamento foi realizado na sede do IEL Goiás, no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia, com a presença de empresários, presidentes de sindicato e autoridades políticas.

O objetivo é exaltar a grande expertise do IEL, que é a gestão e a governança. Para o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, este é um momento de grande importância na história do IEL Goiás, com a consolidação de seu crescimento em âmbito nacional.

"Quando entrei na presidência da Fieg, há cerca de cinco anos, o IEL Goiás já era bem administrado e tinha bons resultados em âmbito nacional. Mas pensei: por que não explorar ainda mais o potencial do IEL e fazer o que está bom se tornar ótimo? O Flávio Rassi (vice-presidente da Fieg e diretor do IEL Goiás), o Humberto Oliveira (superintendente do IEL Goiás), os gestores e colaboradores tornaram o Instituto o melhor do Brasil, com melhores resultados, com o melhor a oferecer para os setores privado e público, além da confiabilidade de quem já está há 54 anos trabalhando em prol da sociedade e da economia de goiás e do país. Isso me deixa muito feliz e honrado", declarou o presidente da Fieg.

Flávio Rassi liderou o Reposicionamento Estratégico do IEL Goiás ao lado de Humberto Oliveira. O diretor também se mostra orgulhoso com o início dos resultados neste início de projeto.  "Foi e está sendo muito trabalho, muito planejamento e tudo muito bem executado. Temos uma casa remodelada fisicamente e um portfólio cheio de novidades com produtos e serviços utilizando Inteligência Artificial (IA), Automação de Processos (RPA) e parcerias com grandes empresas de tecnologia", explicou Flávio. 

"O IEL é bom em tudo que faz e não tem um lugar melhor para os empresários confiarem a gestão de suas empresas para buscar mais agilidade, eficiência, soluções personalizadas e todos os diferenciais que a indústria, o comércio, o setor público e as instituições de ensino precisam para dar um salto de qualidade na sua gestão, proporcionando melhores produtos e serviços aos seus clientes e à população como um todo", completou o diretor.

Há 14 anos na superintendência do IEL Goiás, Humberto Oliveira vê, de perto e participa dos avanços do IEL Goiás ao longo dos anos. Segundo ele, as perspectivas para os próximos anos são "excelentes". "Temos todo um trabalho de Reposicionamento Estratégico dando maior visibilidade na parte de consultoria e educação, reconhecidas pela excelência do trabalho que a gente entrega. Reorganizamos e reforçamos o nosso time, contratando profissionais muito capacitados, experientes e com grande networking, que vêm para fazer diferença", afirmou o superintendente do IEL Goiás.

O lançamento também teve a presença do superintendente do IEL Nacional, Paulo Mol, que assumiu o cargo no posto de Paulo Afonso Ferreira, presidente emérito da Fieg e presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento também contou a participação de empresários, presidentes de sindicatos e conselhos regionais de profissionais, representantes das instituições de ensino e da imprensa.

Como em todos os dias, a quarta-feira (22 de maio) começou cedo no IEL Goiás. Pela manhã, gestores e colaboradores do Instituto foram recebidos com café da manhã, no Auditório João Bênnio, na Casa da Indústria. Sandro Mabel, Flávio Rassi e Humberto Oliveira falaram ao público e este último apresentou os detalhes do reposicionamento estratégico e seu impacto para os trabalhadores do Instituto.

Após uma sessão de ginástica laboral, foi realizada uma palestra motivacional, com o tema Evolua com o IEL, ministrada pela mentora da Accelere Consultoria e Treinamentos Corporativos, Lorranny Sousa. Em seguida, foram entregues brindes ao público.

De cara nova e com foco em gestão e governança

Além da grande reforma física feita na sede do Instituto, dando mais conforto e condições de desempenhar suas atividades com excelência, o IEL Goiás se consolida como a Casa da Gestão do Sistema S, ressaltando os produtos e serviços voltados para a criação de soluções em gestão e governança.

Para tanto, além de continuar oferecendo consultorias na gestão de normas, na qual o IEL é pioneiro em Goiás, serão oferecidas consultorias em gestão estratégica, como foco em sustentabilidade, organização, estratégia e normas de gestão.

Também foi criada a Escola de Gestão Pública, na qual líderes e autoridades podem fazer cursos como Gerenciamento de Projetos Públicos, no intuito de incrementar suas ações gerenciais e administrativas.

O Observatório FIEG Iris Rezende será ampliado, fisicamente e em seus produtos e serviços. Com a criação do Índice de Gestão Pelo Futuro das Cidades (IFC), com metodologia própria, o IEL se aproxima mais das prefeituras goianas e fornece uma avaliação abrangente da gestão municipal, que permite aos gestores públicos identificar áreas de melhoria e tomar decisões mais assertivas. No fim deste ano, está programado um grande evento de premiação, em parceria com a Federação Goiana de Municípios (FGM), para as prefeituras com melhor desempenho em 2024.

Na mesma pegada, o IEL firmou uma parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), tornando-se um signatário do Pacto Global da entidade mundial. Assim, está sendo estruturado um hub ODS, com o objetivo de acelerar, por meio de parcerias regionais, o envolvimento do setor empresarial com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU, até 2030, e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Em 2023, o IEL Goiás rodou o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) em duas grandes empresas, em Minaçu: a Mineração Serra Verde e a Engie Brasil, na usina hidrelétrica de Cana Brava. São mais de 60 empresas fornecedoras naquela região engajadas no programa. O PDF é desenvolvido há 24 anos e já atendeu 17 municípios goianos, 102 empresas âncora, 800 empresas fornecedoras e mais de 80 propriedades rurais. Em 2024, a parceria com a Serra Verde foi renovada por mais 1 ano. 

TECNOLOGIA

Na área de tecnologia, o IEL também realiza grandes projetos neste ano, desenvolvendo produtos de Automação de Processos (RPA), utilizando Inteligência Artificial (IA) para dar robustez aos seus produtos. Uma das metas é ampliar o atendimento de empresas, com a expectativa de chegar a 500 atendimentos neste ano.

Outro projeto que foi lançado em abril é a atuação do IEL como Instituto de Ciências e Tecnologia (ICT), com possibilidade de parcerias com grandes empresas na captação e gestão de recursos de Inovação. A parceria histórica com a Amazon Web Service (AWS), firmada em 2023, será ampliada com a busca de novos grandes parceiros como a Microsoft e o Google.

Outro destaque, que obteve grande sucesso e foi renovado para este ano é o Programa Inove+Digital, no qual o IEL promoveu a transformação digital nas empresas, adaptando as organizações ao mundo digital para gerar mais engajamento dos clientes, criar novas formas de competição no mercado e gerar mais valor para eles. Foram mais de 200 micro e pequenas empresas atendidas em 20 municípios goianos nos últimos dois anos. O Instituto renovou a parceria com o Sebrae Goiás e aumentará o número de atendimentos em 2024.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

O IEL Goiás criou um núcleo de carreiras e talentos (Núcleo IEL de Carreiras), para buscar alunos com potencial de se tornarem profissionais para as empresas que querem desenvolver trilhas de desenvolvimento.

Com cerca de 20 mil estagiários em campo em 2023, o IEL Goiás se mantém como o maior regional em colocação do estágio do Brasil. A meta de Termos de Compromisso de Estágio para este ano é de cerca de 23 mil.

Em 2023, Goiás levou oito finalistas à 15ª edição do Prêmio IEL de Talentos Nacional, sendo o maior vencedor entre os estados concorrentes, obtendo três primeiros lugares, três segundos e dois terceiros. Além disso, na 19ª edição do Prêmio IEL de Talentos Estadual, foi obtido o incrível recorde de arrecadação de alimentos não perecíveis, na categoria IEL Social, com cerca de 42 toneladas arrecadadas.

A meta para este ano é levar mais finalistas ao prêmio nacional, em outubro, e superar a arrecadação para o Prêmio IEL Social, que passará a ter uma versão nacional, além da estadual.

No ano passado, o Estágio do IEL Goiás conquistou, pela 9ª vez, o Prêmio Pop List, como a instituição para encaminhamento a estágio mais lembrada entre os goianos. Neste ano, a meta, claro, é repetir o feito pela 10ª vez.

Flávio Rassi é marco gerencial na história do IEL

Nos últimos cinco anos de gestão de Sandrao Mabel à frente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e da Assembleia Geral do IEL Goiás, o Instituto  deu um salto qualitativo em sua história, obtendo resultados expressivos e batendo as metas estabelecidas, chegando ao primeiro lugar entre seus coirmãos nas 27 unidades federativas do Brasil.

A chegada do empresário Flávio Rassi ao comando do IEL Goiás deu ainda mais fôlego para o superintendente Humberto Oliveira comandar sua equipe. Vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Rassi se tornou diretor do IEL a pedido do presidente da Fieg, Sandro Mabel.

Em setembro de 2021, Rassi assumiu a diretoria do IEL Goiás no lugar do professor Hélio Naves – falecido em 27/11/21 -, que estava no cargo desde 2011. "O IEL Goiás vem fazendo um grande trabalho, crescendo muito e ficando em 1º lugar em âmbito nacional. Mas queremos mais. Tenho certeza de que, com o Flávio e o Humberto, vamos disparar em renda e receita", profetizou Sandro Mabel na posse de Rassi, em 2021.

E as expectativas de Sandro Mabel vêm se concretizando, com resultados e parcerias históricos para o Instituto. "O Flávio trouxe uma dinâmica muito grande para o IEL em termos de percepção de gestão, com a experiência que ele tem. Isso se traduz em números quando se compara os resultados do IEL nos últimos dois anos, principalmente. A diferença é brutal. Graças à dedicação, à orientação e ao envolvimento dele com as nossas ações", exalta Humberto Oliveira.

Quando se tornou diretor do IEL Goiás, Rassi afirmou estar lisonjeado em assumir o cargo e disse que se tratava de uma "grande responsabilidade chegar a uma casa que está organizada e bem gerida, pois não é fácil manter o nível. Rassi ainda disse, na ocasião, que esperava "um dia ser lembrado pelos serviços prestados ao IEL".

Em 2023, o IEL Goiás teve um crescimento de 54%, sendo 20% acima da meta estabelecida, com um aumento de 15% da receita. "Todos fizemos um ótimo trabalho. A equipe é muito boa e temos ótimos resultados, o que me motiva a trabalhar. Eu me sinto estimulado porque temos que manter o ritmo e ainda melhorar. Temos potencial para ter anos muito melhores ainda. Agradeço à equipe (do IEL Goiás) pelo esforço feito em 2023. O índice de engajamento é altíssimo. Todos vestem a camisa do IEL. Agradeço a oportunidade de trabalhar com o IEL e por todos que estamos impactando", ressaltou Rassi.

A história de um instituto campeão

Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 29 de janeiro de 1969, o IEL Nacional iniciou suas atividades com uma proposta avançada para a época: aproximar os estudantes das linhas de montagem por meio de estágios supervisionados. O IEL Goiás foi criado no ano seguinte (10 de março de 1970), com seu tradicional Programa de Estágio sendo lançado em 1971.

Nos anos 1990, quando o Brasil abriu as portas para a concorrência externa, a defasagem tecnológica da indústria brasileira ficou visível. Neste momento, o IEL Nacional começou a diversificar suas atividades.

A partir daí, experiências internacionais levaram o Instituto a ser procurado por empresários que buscavam o aperfeiçoamento da gestão de seus negócios, da inovação tecnológica e da modernização das práticas empresariais.

Hoje, o Instituto atua nos 26 estados e no Distrito Federal. A partir da estrutura nacional do Sistema Indústria, o IEL estimula a autonomia de suas unidades operacionais, que executam os projetos e desenvolvem novos negócios. Mais de 1,5 milhões de estudantes já realizaram seu estágio por meio do IEL Nacional, dos quais mais de 400 inseridos no mercado de trabalho pelo IEL Goiás.

EM GOIÁS

O Programa de Estágio foi implantado em Goiás em 1971, um ano depois da criação do IEL Goiás. Foram expedidas carteiras de trabalhos para estagiários. Criou-se o escritório do IEL em Anápolis, em 1982, e posteriormente algumas representações no interior.

Em 1991, o IEL passou a integrar a Rede de Núcleos de Informação Tecnológica do PADCT/CNPq/MCT. Por meio do Núcleo de Informação Tecnológica para o setor da Construção Civil (NIT), o IEL Goiás se projetou nacionalmente, realizando pesquisas tecnológicas, criando bases de dados, acervo técnico, parcerias com entidades de fomento e publicações técnicas.

O Instituto realizou importantes pesquisas, desenvolveu os projetos de bolsas de iniciação tecnológica, trabalhos manuais de engenharia, ciclo de palestras, visitas técnicas, qualidade total na educação e outros.

Preocupado em contribuir com o desenvolvimento das empresas goianas, o IEL Goiás promoveu uma série de encontros com executivos das maiores empresas goianas para discussão de assuntos estratégicos para o desenvolvimento da economia do Estado. 

Atuando na vanguarda, o Instituto fomentou a cultura da qualidade em Goiás, liderando o lançamento do Programa Goiano de Qualidade e Produtividade (PGQP), em 1992. Criou a Associação Goiana de Recursos Humanos (AGRH).

Ao longo dos anos, o IEL cresceu não somente quanto aos serviços prestados, mas também quanto aos seus recursos humanos. Até 1973 havia apenas um funcionário.

Atualmente, o Instituto conta com 143 colaboradores (funcionários e estagiários) além de vários profissionais terceirizados. Em 1996, fez o seu primeiro planejamento estratégico, estruturação administrativa em áreas de negócio, reorganização do espaço físico, implantação do Sistema de Gestão da Qualidade segundo as normas ISO 9001 e participou da criação do ICQ Brasil. O IEL Goiás conquistou o Certificado Internacional de Qualidade, segundo a Norma NBR ISO 9001:2000 e sua autossuficiência financeira. 

IEL Goiás na história

54 anos de atuação.

1.310 cursos realizados.

135 mil horas de consultoria prestada.

26 mil horas de capacitação.

Mais de 400 mil estagiários inseridos no mercado de trabalho.

135 municípios goianos atendidos.

17 mil empresas atendidas.

No que acreditamos: Que somos capazes de construir uma sociedade melhor e mais próspera a partir de mudanças sociais e econômicas sustentáveis que promovem impactos positivos locais e reflexos globais.

Nossa Razão de ser: Atuar em toda a jornada de transformação de pessoas e empresas que desejam alcançar patamares inimagináveis.

Nossa inspiração: Ser o catalizador do crescimento da sociedade, instigando pessoas e impulsionando negócios para o novo amanhã.

Inclusão e diversidade (números atuais)

143 colaboradores, dos quais 96 CLT e 47 estagiários.

61% dos colaboradores são mulheres e 39%, homens.

70% dos gerentes são mulheres.

Temos colaboradores entre 16 (estagiários) e 70 anos.

A faixa etária com maior número de colaboradores é entre 20 e 30 anos. A maioria formada por mulheres.

A média de idade das colaboradoras é de 31,8 anos e a dos colaboradores é de 29,5 anos.

Em 2023, iniciamos o processo e estruturação do Núcleo ESG, do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), com foco na atuação interna e apoio às empresas do nosso estado.

Também fizemos nossa adesão ao Pacto Global, por meio da Fieg e criamos o Índice pelo Futuro da Cidades (IFC), construído a partir dos Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a proposta de classificar, premiar e incentivar os municípios goianos a se engajarem com as metas de desenvolvimento sustentável.

Em 2023, por meio do Prêmio IEL Social, que faz parte do Prêmio IEL de Talentos, arrecadamos 42 toneladas de alimentos não perecíveis, que foram doados a instituições de caridade da Grande Goiânia.

Em 2023, foram 64 empresas desenvolvidas com temas ESG.

Eficiência energética

Com a instalação de placas fotovoltaicas, o IEL Goiás transforma luz solar em eletricidade limpa e renovável, reduzindo sua dependência das redes de energia tradicionais e diminuindo a pegada de carbono, protegendo o meio ambiente, enquanto se protege contra os aumentos nos custos de energia.

O Instituto instalou placas fotovoltaicas na unidade de Goiânia, onde está concentrada a maior parte de suas operações. O IEL consome, em média, nos últimos 12 meses, 240,54 (MWh/ano) de energia. 

O IEL Goiás produz, com energia fotovoltaica, 200,75 (MWh/ano), quase o total consumido anteriormente. A diferença será compensada com os créditos de outra unidade.

A partir deste ano (2024), o IEL Goiás produzirá 100% de sua energia

Salto de qualidade na gestão Sandro Mabel na Fieg

CONSULTORIAS: Foram 128 empresas atendidas. 

PDF: Sete empresas-âncoras contrataram o IEL Goiás, que capacitou 600 empresas fornecedoras. O PDF é desenvolvido há 24 anos e já atendeu 17 municípios goianos, 110 empresas âncora, 1 mil empresas fornecedoras e 80 propriedades rurais.

PESQUISA: Foram feitas 30 pesquisas entre qualitativas e quantitativas.

EDUCAÇÃO: Foram ministrados 200 cursos, com 4 mil pessoas capacitadas.

GESTÃO DA INOVAÇÃO: Foram 90 empresas atendidas, com 300 profissionais capacitados pelo IEL Goiás.

RPA: Foram 10 grandes empresas atendidas, com 1,5 mil horas de consultoria.

INOVE+DIGITAL: Foram 210 empresas atendidas com 22 mil horas de consultorias prestadas pelo IEL Goiás.

ESTÁGIO: Nos últimos seis anos, foram 10 mil empresas atendidas, com 100 mil estudantes colocados em campos de estágio, entre os ensinos Médio, Técnico, Superior e Pós-graduação. Com cerca de 20 mil estagiários em campo em 2023, o IEL Goiás se mantém como o maior regional em colocação do estágio do Brasil. A meta de Termos de Compromisso de Estágio para 2024 é de cerca de 23 mil.

JOVEM APRENDIZ: Foram 5 mil aprendizes colocados nas empresas.

INOVA TALENTOS:  Foram atendidas 16 empresas, com 300 profissionais capacitados.

De 2018 a 2023, a Receita de Serviços subiu 55% (de R$ 11,5 milhões para R$ 18 milhões), com total de R$ 80 milhões.

O Resultado Operacional cresceu 2,5 mil %, subindo de R$ 311 mil para R$ 8,2 milhões, com total de R$ 18,2 milhões.

COMENTAR

Nome

#CLDF,4,#Danieldecastro,3,#DER,1,#FauziNacfur,1,#GDF,1,#GustavoAmaral,1,#JulioCesar,1,#PRF,1,#Rogeriomorrodacruz,1,#Secti-DF,1,#Segurança,1,#SEL-DF,1,Over,1,Portal do ACRE,150,Roosevelt,1,
ltr
item
Portal do ACRE: IEL Goiás lança novo posicionamento estratégico em 2024
IEL Goiás lança novo posicionamento estratégico em 2024
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPYmsgntbSxxnpR_QiRml6ikOxCSH7f3V24I9d9gmm81FwkOVT92GcrMufRR9Z17lqdkinV21UhTz4MjJ1p0bTbwYbi1QTQD8id3eaDbDP1CIEk4vajGI5toKcxpCqAfVGq5YTmyhWgl-h0MZjjGORepd2ONdmyfENpLDELU4KDv_Y-GnybO0hZoEhv2xA/s16000/IEL-fotos-Alex-Malheiros.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPYmsgntbSxxnpR_QiRml6ikOxCSH7f3V24I9d9gmm81FwkOVT92GcrMufRR9Z17lqdkinV21UhTz4MjJ1p0bTbwYbi1QTQD8id3eaDbDP1CIEk4vajGI5toKcxpCqAfVGq5YTmyhWgl-h0MZjjGORepd2ONdmyfENpLDELU4KDv_Y-GnybO0hZoEhv2xA/s72-c/IEL-fotos-Alex-Malheiros.jpg
Portal do ACRE
https://www.portaldoacre.com.br/2024/05/iel-goias-lanca-novo-posicionamento.html
https://www.portaldoacre.com.br/
https://www.portaldoacre.com.br/
https://www.portaldoacre.com.br/2024/05/iel-goias-lanca-novo-posicionamento.html
true
3963683832330121748
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário