Nova regra do Banco Central exige que bancos promovam ações de educação financeira

Objetivo é prevenir a inadimplência e o superendividamento da população A Resolução Conjunta nº 8 do Banco Central, publicada no ano passado...




Objetivo é prevenir a inadimplência e o superendividamento da população


A Resolução Conjunta nº 8 do Banco Central, publicada no ano passado em parceria com o Conselho Monetário Nacional (CMN), entrou em vigor no segundo semestre de 2024. A regulamentação estabelece que os bancos devem implementar medidas para a organização e o planejamento do orçamento pessoal e familiar dos consumidores, com o objetivo de prevenir a inadimplência e o superendividamento. Além disso, as instituições financeiras são obrigadas a oferecer ferramentas que incentivem a formação de poupança e promovam a resiliência financeira.


Diversos bancos e cooperativas já iniciaram programas de educação financeira, que incluem plataformas digitais, cursos online, aplicativos e políticas específicas para diferentes perfis de clientes. A medida é vista como uma forma de melhorar a imagem dos bancos e democratizar o acesso à educação financeira.


Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em junho de 2023, 78,5% das famílias brasileiras estavam endividadas, o maior índice desde 2010. Esse dado evidencia a gravidade do problema, que não é apenas econômico, mas também social, impactando diretamente a saúde mental e o bem-estar das famílias brasileiras.


Outro foco da resolução é o desenvolvimento de ferramentas que ajudem os clientes a formar poupança e a construir resiliência financeira, ou seja, a capacidade de se recuperar de dificuldades financeiras temporárias. Essas medidas buscam prevenir não apenas a inadimplência, mas também o superendividamento — uma situação mais crítica, em que a pessoa não consegue suprir necessidades básicas, como alimentação e moradia, por falta de recursos.


Para Marlon Freitas, CMO da Agilize Contabilidade, que atende empresas em todos os estados do Brasil, a decisão do Banco Central é acertada, pois a educação é fundamental para transformar a realidade tanto do indivíduo quanto da sociedade. "A educação não só transforma o ser humano do ponto de vista profissional e material, mas também no aspecto do autoconhecimento, que está intimamente ligado à educação. A origem da palavra 'educação' vem do latim ‘educere’, que significa 'tirar de dentro'. A verdadeira educação é aquela que extrai o potencial de cada ser humano", explica Marlon.


Em relação aos principais tópicos que os bancos devem abordar na educação financeira de seus clientes, Marlon Freitas destaca a importância de entender o fluxo de caixa, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. "É essencial ter controle sobre os gastos. No caso de uma empresa, é preciso cuidado com as despesas, os investimentos e a alocação de recursos. Conceitos básicos, como CAPEX e DRE, são ferramentas indispensáveis para avaliar a saúde financeira da empresa. O empreendedor deve saber usar esses documentos como aliados na tomada de decisões", afirma.


Marlon Freitas também enfatiza a importância da educação sobre a obtenção de crédito. "É necessário considerar toda a matemática financeira e fazer perguntas como: quanto tempo eu tenho para pagar? Existe período de carência? Quais são as taxas de juros? Isso funcionará a longo prazo? Essas questões são fundamentais e devem ser ensinadas e transmitidas", ressalta.


Para o setor varejista, Marlon alerta sobre a importância de fazer boas compras e controlar o estoque. "Muitas vezes, as pessoas perdem o controle nesses aspectos do dia a dia", observa.


O CMO conclui que, apesar da relevância da iniciativa, trata-se de um processo de longo prazo. "A educação é um investimento que não traz resultados imediatos, mas é o melhor caminho a seguir", finaliza.



COMENTAR

Nome

#Bacelar,1,#Brasil,1,#CLDF,4,#Danieldecastro,3,#DER,1,#Destaque,1,#Drogas,1,#FauziNacfur,1,#GDF,1,#GustavoAmaral,1,#JulioCesar,1,#Noticias,1,#PRF,1,#Rogeriomorrodacruz,1,#Saude,1,#Secti-DF,1,#Segurança,1,#SEL-DF,1,Over,1,Portal do ACRE,287,Roosevelt,1,
ltr
item
Portal do ACRE: Nova regra do Banco Central exige que bancos promovam ações de educação financeira
Nova regra do Banco Central exige que bancos promovam ações de educação financeira
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixY0Fgm08nBVWHeHLVxAuUlYXPcn0HcDdxbiJGPRJpxSpXYT6YPw2nrT15hThn2A7K2TL99TwWCu7uI_lblDZYlIkNnaS6ANGuZaVI1Q_lcfPk9eitErkjhBTBCcm0SDs2X9vnP8357dcM2Pqy_w7NTWDjynPhkNHPtsXebvmDUKJX5dh0__NkRySAGHw/s320/Foto%20educa%C3%A7%C3%A3o%20financeira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixY0Fgm08nBVWHeHLVxAuUlYXPcn0HcDdxbiJGPRJpxSpXYT6YPw2nrT15hThn2A7K2TL99TwWCu7uI_lblDZYlIkNnaS6ANGuZaVI1Q_lcfPk9eitErkjhBTBCcm0SDs2X9vnP8357dcM2Pqy_w7NTWDjynPhkNHPtsXebvmDUKJX5dh0__NkRySAGHw/s72-c/Foto%20educa%C3%A7%C3%A3o%20financeira.jpg
Portal do ACRE
https://www.portaldoacre.com.br/2024/08/nova-regra-do-banco-central-exige-que.html
https://www.portaldoacre.com.br/
https://www.portaldoacre.com.br/
https://www.portaldoacre.com.br/2024/08/nova-regra-do-banco-central-exige-que.html
true
3963683832330121748
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário