MP Eleitoral: deputado estadual de Goiás é denunciado por crime de violência política de gênero

Denúncia narra que o parlamentar Amauri Ribeiro praticou o crime eleitoral contra a deputada Bia de Lima durante discursos na Alego Foto: Pe...

Denúncia narra que o parlamentar Amauri Ribeiro praticou o crime eleitoral contra a deputada Bia de Lima durante discursos na Alego

Foto: Pedro Santos.

Em sessão plenária do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO) na última quinta-feira (6), o Ministério Público Eleitoral defendeu o recebimento de denúncia apresentada contra o deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil) por violência política de gênero praticada contra a deputada estadual Bia de Lima (PT).

Conforme a denúncia do MP Eleitoral, protocolada em outubro de 2024, Ribeiro praticou o crime eleitoral em nove situações distintas ao assediar, humilhar, constranger e discriminar a parlamentar, menosprezando a sua condição de mulher, em discursos proferidos na tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). Caso a denúncia seja recebida, o deputado se torna réu em ação penal a ser julgada pela Corte do TRE.

Durante a sessão, o procurador regional eleitoral Marcello Santiago Wolff rebateu a tese da defesa do deputado, que alega não haver cometimento de crime por conta da imunidade parlamentar. "Essa prerrogativa, fundamental para a independência do Poder Legislativo, não é, contudo, um escudo para a prática de crimes, especialmente aqueles que atentam contra a igualdade e a dignidade de outros representantes do povo", afirmou.

Segundo o procurador, a própria razão de ser da Lei nº 14.192/2021, que tipificou a violência política de gênero no artigo 326-B do Código Eleitoral, seria esvaziada caso a imunidade parlamentar fosse interpretada de forma a acobertar tais condutas. "O legislador, ao criar este tipo penal, reconheceu a necessidade de proteger as mulheres na política, historicamente sub-representadas e vulneráveis a ataques misóginos que visam silenciá-las e impedir o pleno exercício de seus mandatos", pontuou.

O Supremo Tribunal Federal, por sua vez, já se manifestou no sentido de que a imunidade parlamentar não é absoluta e não abrange a violação de normas protetivas específicas, como aquelas que defendem a integridade física e a dignidade das mulheres, acrescentou o procurador.

Após a manifestação do procurador regional eleitoral e do advogado de defesa, o relator do processo adiou o julgamento para a próxima sessão, a ser realizada na terça-feira (11), às 17h.

Confira a íntegra da sessão do TRE-GO do dia 6 de março.

Crimes praticados na tribuna da Alego

Em seu parecer, o Ministério Público Eleitoral pede a condenação de Ribeiro com base no artigo 326-B do Código Eleitoral e requer indenização por danos morais à vítima. A denúncia apresenta vídeos das sessões e depoimentos de testemunhas como evidências da prática sistemática do crime eleitoral. O acordo de não persecução penal (ANPP) e a suspensão condicional do processo foram considerados inviáveis pelo MP Eleitoral devido à gravidade dos crimes.

O MP Eleitoral aponta que Amauri Ribeiro proferiu diversos xingamentos, sempre em público, diante de outros deputados estaduais, prefeitos, deputados federais, governador de Estado e outras autoridades, em eventos transmitidos pela internet ao vivo e que contam com milhares de visualizações. Os fatos estão documentados em gravações das transmissões de sessões ordinárias da Alego, disponíveis no YouTube.

Veja as íntegras da denúncia e do aditamento da denúncia, que compilam os nove fatos apontados como crimes de violência política de gênero.

Aprimoramento da atuação institucional

O Ministério Público Federal instituiu, no âmbito da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), o Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero (GT-VPG), em junho de 2021, com foco nas eleições de 2022. Posteriormente, foi transformado em grupo permanente, com funcionamento e composição regulamentados.

Dentre as atribuições do GT estão o monitoramento de casos de violência política de gênero; a fiscalização da aplicação efetiva das normas que tratam sobre a participação feminina na política e que tipificam como ilícita a conduta de praticar violência política contra a mulher e promoção de cursos e treinamentos sobre a temática, direcionados aos membros e servidores do Ministério Público Eleitoral, órgãos do sistema de justiça e à sociedade.

Em Goiás, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-GO), o TRE e a Superintendência Regional da Polícia Federal celebraram acordo, em março de 2024, estabelecendo diretrizes para atuação conjunta no enfrentamento da violência política de gênero. A medida visa coibir e punir crimes que atentem contra a integridade física, psicológica, moral e econômica das mulheres, garantindo igualdade de condições e oportunidades na participação política. O fomento à participação feminina na política, por meio do combate à violência política de gênero e à fraude nas candidaturas de mulheres, é uma das linhas de atuação prioritárias da PRE-GO.

COMENTAR

Nome

#Bacelar,1,#Brasil,1,#CLDF,4,#Danieldecastro,3,#DER,1,#Destaque,1,#Drogas,1,#FauziNacfur,1,#GDF,1,#GustavoAmaral,1,#JulioCesar,1,#Noticias,1,#PRF,1,#Rogeriomorrodacruz,1,#Saude,1,#Secti-DF,1,#Segurança,1,#SEL-DF,1,CHINA,1,CMG,1,CORPO DIPLOMÁTICO,1,EMBAIXADAS,1,Over,1,Portal do ACRE,360,PROGRAMA CLÁSSICOS CITADOS POR XI JINPING,1,Roosevelt,1,TERCEIRA TEMPORADA,1,XI JINPING,1,
ltr
item
Portal do ACRE: MP Eleitoral: deputado estadual de Goiás é denunciado por crime de violência política de gênero
MP Eleitoral: deputado estadual de Goiás é denunciado por crime de violência política de gênero
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgNqjIqaTmgpHAFks8mvyQ3jfEOrpyCARuPuW1zP_cf0qmkKXTpZu5hylUBZ05PWE3nKYl1OvZyI9A_86KYc96xyjkIc3WdsQFFqidfBL4gpefLy511fT7S4PO26SwWjsWbEoDPttuQgzUEhHClHJjX2FU-H8TXQV1652u1fbfQsAJFj9J-n31NG3BMo5E=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgNqjIqaTmgpHAFks8mvyQ3jfEOrpyCARuPuW1zP_cf0qmkKXTpZu5hylUBZ05PWE3nKYl1OvZyI9A_86KYc96xyjkIc3WdsQFFqidfBL4gpefLy511fT7S4PO26SwWjsWbEoDPttuQgzUEhHClHJjX2FU-H8TXQV1652u1fbfQsAJFj9J-n31NG3BMo5E=s72-c
Portal do ACRE
https://www.portaldoacre.com.br/2025/03/mp-eleitoral-deputado-estadual-de-goias.html
https://www.portaldoacre.com.br/
https://www.portaldoacre.com.br/
https://www.portaldoacre.com.br/2025/03/mp-eleitoral-deputado-estadual-de-goias.html
true
3963683832330121748
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário